Registro Fotográfico: Arquivo VETOR/Coopelar.
A COOPELAR terá Centro de Treinamento para CQB
O engenheiro da Vetor, Maurício Medeiros, visitou o 5° Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar. Na ocasião, o Tenente Krüger recebeu o Engº Maurício para conversarem sobre alguns detalhes do Projeto do Centro de Treinamento para CQB que está sendo desenvolvido pela Vetor/Coopelar.
A visita ao 5º BPChq foi de suma importância para entender as necessidades específicas do projeto e atendê-las de forma satisfatória. Fui muito bem recebido no 5º Batalhão de Choque pelo Tenente Krüger, o qual me passou todos os detalhes para desenvolver um exímio Projeto para o Centro de Treinamento CQB.Relatou o Engenheiro Maurício.
O Tenente Krüger do 5° BPChq agradeceu a Presidente da Coopelar, Tais Moraes, pelo trabalho que está sendo realizado, pois este Centro de Treinamento se tornará uma referência regional para os outros Batalhões realizarem os seus treinamentos, visto que não encontra-se este tipo de Centro de Treinamento para CQB na Região Sul do Estado.
O QUE É O CQB POLICIAL
Para Marcos Vinicius Souza, Policial Civil e Instrutor de OESPP, as técnicas de combate em ambiente fechado, ou CQB, tem origem profunda nas Operações Especiais Militares. O objetivo do CQB Policial, seja para execução de mandados de Busca, Prisão e até mesmo para operações de Resgate de Reféns, constitucionalmente possui sempre como principal objetivo a prisão do criminoso.
No CQB policial a equipe após o rompimento do obstáculo procura deslocar com a maior velocidade possível no interior do ambiente, a fim de dominá-lo, no menor tempo possível (10 segundos), colocando uma célula tática em cada cômodo. Desta forma evitará o confronto, pois ainda estará sob os resquícios do Elemento Surpresa a seu favor. Comenta Souza.
Anderson Rodrigues
Jornalista
MTB: 19016/RS
Comments